quinta-feira, 23 de julho de 2020


Vó Ablília

Quando tinha 14 anos minha mãe decidiu ir pra São Paulo, nos despedimos da Rua Marcos Aurélio número 36 no Tabuleiro dos Martins no dia 23 de dezembro de 1996, ela meu irmão e eu, pois meu pai e minha irmã já estavam lá.
Antes de partir fomos nos  despedir da Vó Abília que também morava em Maceió e não me lembro bem das conversas pois a casa da minha vó era como um paraíso encantado guardando lembranças da minha primeira e segunda infância e logo que cheguei fui junto a meu irmão explorar memórias e deixar as adultas conversarem.
Olhei mais uma vez o quintal com coqueiro, flor de Sabugueiro e cascas de laranja penduradas secando para fazer banho pra catapora, desânimo e chá pra gripe ou azia, um tanque construído para armazenar água que eu amava e morria de medo ao mesmo tempo, dois tanques de lavar roupa e louça, as cadeiras marrons esmaltadas com desenhos de flor onde vivia a lembrança de meu avô cortando as unhas do pé com um canivete e rindo das crianças reinando e gritando eufóricas enquanto seu inseparável chapéu sentava na cadeira ao lado.
Ali perto de onde ficavam as cadeiras era o lugar onde minha vó espalhava a torra de café.
Ela fazia um tipo de cocada com os grãos de café e açúcar, cozinhava por um tempo e depois espalhava no chão de cimento queimado enfarinhado, acredito ser farinha aquilo que forrava o chão, um tipo de farinha Alagoana bem fininha que substitui facilmente a de trigo tão usada no sudeste.
Então ela deixava aquela mistura esfriar,  e quando isso acontecia ela quebrava aquela superfície preta cheirosa em pedaços e moía os torrões no bater do pilão.
Certa vez tive o privilégio de fazer isso com ela que não gostava muito de crianças interferindo em seus ritos de casa e cozinha que rendiam resultados deliciosos, sabores que jamais esquecerei como carne de panela, bredo no côco e o marcante cheiro de café.
Na volta do quintal (nome dado a espaços aberto atrás da casa pois espaço aberto na frente da casa chamamos de terreiro), olhei mais uma vez os azulejos do banheiro, nunca esqueci a beleza deles, passei pela cozinha lugar de tantas partilhas, dos almoços de semana santa e de um universo de aprendizados onde morava um armário que eu achava lindo em tons branco e azul, a quartinha de água coberta por um copo de alumínio que deixava a água mais fresca pra beber e a temida bateria, um tripé de ferro com ganchos expostos onde penduramos panelas e que certa vez na casa da minha mãe, escalei tombando o bicho e quase perdendo um olho num dos ganchos que rasgou meu rosto reste as vistas.
Finalmente na sala a onde jazia a forte lembrança do velório do meu avô que se foi muito cedo, eu tinha apenas seis anos, mas também as lembranças festivas de der jogada pro alto pelo tio Ciço que estava alegre sempre com aquele vozeirão característico da minha família paterna e herdada por mim.
A estante já tinha tentado subir, derrubando os bibelôs da minha vó que também era minha madrinha, ainda me assusto com os cajús de barro pintados a mão caindo no chão e eu saltando feito um gato pra não ser esmagada e em seguida correr pela casa pra não apanhar da minha vó e sua temível havaianas de sola azul número 33 provavelmente.
De frente pra sala ficava os dois quartos, o primeiro que era de meu tio mais novo o tio Dorge que tinha colchão de capim que era duro mas cheiroso e fazia barulhinho quando a gente se mexia e o da minha vó, próximo a porta de saída e que guardava uns frascos de perfume de formatos fascinantes que denunciava ser aqui, algum tipo de coisa preciosa na qual eu não devia nem botar o olho.
Minha avó era leonina, mandona dona da casa, norte e das regras da família inteira. Todos a respeitavam como uma Deusa que do alto de seu um metro e meio ditava o que era certo a ser seguido pela família e o como o que era errado deveria ser banido de nossos corações.
Lembro do Semblante triste da minha vó, retido, contido como se anunciasse que insistir na felicidade fosse apenas baixar a aguarda pra mais dor.
Mas lembro também que quando em quando essa tristeza era rompida pela trovoada que anunciava a tempestade de sua gargalhada que era tão potente que parecia uma fera ganhando a selva novamente depois de tempos de prisão ansiando liberdade.
A cada dia que vivi com ela e mesmo hoje dezesseis anos após seu desencarne, vou entendendo os motivos de seu semblante triste e com isso tendo ideia do tamanho da sua força, e nada me deixa mais feliz comigo mesma do que saber que fui muitas vezes motivo de seus trovejos de alegria que rompiam o ar de qualquer canto da antiga casa da Chã da Jaqueira, com pés de nuvem no portão.
E foi alí no terreiro ao lado dos pés de nuvem que eu ouvi dessa mulher um dos ensinamentos mais importante da minha vida.
"Vá minha filha e nunca deixe ninguém dizer o que fazer da sua vida" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário